criação de TRINCA FERRO, Começe já a sua!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

criação de TRINCA FERRO, Começe já a sua!!!

Mensagem por Admin em Seg Jun 01, 2015 4:08 pm

Já pensou em criar pássaros? Veja como começar uma criação de trinca ferro e se tornar um empreendedor de sucesso.

Você é o tipo de pessoa que adora se sentir mais próxima da natureza? Você não está sozinho, pois milhares de pessoas possuem esta mesma característica, procurando desenvolver atividades simples e que as aproximem da natureza como, por exemplo, cultivar plantas ou simplesmente ouvir o canto de um pássaro, sendo esta última alternativa uma das mais adotadas pelos brasileiros.

Em se tratando da adoção de pássaros como animais de estimação, o Trinca Ferro é uma das espécies mais escolhidas, devido ao fato de encantar pela sua beleza e pelo canto forte. O pássaro silvestre é encontrado com a maior facilidade na fauna brasileira, visto que tem uma distribuição acentuada que vai da Bahia até o Rio Grande do Sul.

A grande procura pelo Trinca Ferro fez com ele se tornasse uma ótima opção de negócio, pois cada vez mais pessoas investem na criação desta espécie, que é buscada principalmente pelo seu canto.

O pássaro é muito bonito, pode ser mantido em uma gaiola e traz um belo canto. Com isso, a sua demanda é ótima, existindo relativamente pouca concorrência, já que muitas pessoas não gostam de trabalhar nessa área, principalmente por causa da necessidade de adequar-se as regras atinentes a proteção dos animais.

Quer entrar para este ramo de atuação e obter bons lucros? Para facilitar a abertura do seu negócio e tornar você um empresário de sucesso, criamos esse texto sobre a criação de trinca ferro, com informações sobre as regras do IBAMA e também um passo a passo de como começar a criação de trinca ferro. Confira abaixo:

Conheças as Características do Trinca Ferro

O Trinca Ferro tem o nome científico de Saltador Similis, a sua distribuição em diversas regiões fez com que houvesse o cruzamento entre diferentes espécies, gerando 8 categorias do gênero “Saltador”, bem como o Bico-de-Ferro, Estevo, Pipirão, Tempera Viola, Papa-Banana, Tia-Chica, Titicão, João Velho, Chama-Chico e Pixarro, que são praticamente iguais e vivem à beira da mata, mais especificamente nas baixadas.

A fêmea e o macho de Trinca Ferro são idênticos em aparência, se diferenciando apenas pelo canto, visto que ela emite um canto mais suave, enquanto que ele é totalmente territorialista, emitindo um som estridente, que serve para demarcar o território e evitar que outros machos se aproximem da sua companheira.

O Trinca Ferro se caracteriza por ter um porte pequeno e peso leve, apresentando uma coloração que no geral é olivácea, com garganta ocre-clara, cabeça acinzentada, abdome e peito oliváceo, com lavado de ocre na área central. Esta espécie se alimenta basicamente de insetos e frutos silvestres, mas também pode devorar ovos e filhotes de outras espécies de pequenos vertebrados.

Autorização para Começar uma Criação de Trinca Ferro

Qualquer um pode começar uma criação de Trinca Ferro? Não, não é bem assim. Esse talvez seja o motivo principal que torna a criação de trinca ferro uma atividade bem lucrativa. Devido ao trabalho para conseguir a autorização para começar a criação de trinca ferro, muitas pessoas desistem, fazendo com que a concorrência nesse ramo seja baixa.

Este pássaro faz parte de uma espécie silvestre, logo, se você pretende criá-lo em larga escala para fins comerciais é obrigatório obter autorização do IBAMA para operar esta atividade.

Para conseguir a autorização do IBAMA é preciso procurar a instituição, apresentar os seus documentos pessoais, os documentos da sua empresa, além de um relatório detalhado do espaço em que os pássaros serão criados. Somente a partir desta análise o órgão irá conceder a autorização. Insistir em trabalhar sem esta aprovação pode gerar inúmeras multas e o fechamento do criadouro, o que representa um prejuízo extremamente alto.

Passo a Passo Para a Criação de Trinca Ferro

Você quer trabalhar com a criação de Trinca Ferro? Esteja ciente que é fundamental tomar cuidados que vão desde a escolha do local do criadouro até a alimentação diária para manter a saúde dos pássaros. Por isso, acompanhe abaixo nosso passo a passo de como criar Trinca Ferro.

1- Escolha o Local Adequado para a Criação de Trinca Ferro

Antes de qualquer coisa, é necessário escolher o local adequado para a criação de Trinca Ferro. Nesta fase, é importante ter em mente que esta espécie de pássaro emite um som estridente, que nem todo mundo está acostumado, além de ela ser silvestre, podendo se estressar com o barulho dos grandes centros urbanos, ainda mais quando estão reunidas em grupo, o que pode gerar distúrbios de comportamento e demais doenças.

Informação Importante:


Pesquisas do IBGE e DIEESE confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio. Clique aqui para descobrir como montar um negócio de sucesso.

Sendo assim, o ideal é que a sua criação de Trinca Ferro seja feita em sítios bastante espaçosos e distantes das atribulações das cidades grandes, estas características são essenciais para manter estes animais calmos, fortes e mais saudáveis.

Observar esse aspecto é um dos fatores principais para conseguir a licença do IBAMA, então, procure uma imobiliária e comece a se preocupar em encontrar um local afastado da cidade e com bastante espaço.

2- Monte a Estrutura para Criar Trinca Ferro

Conforme já foi dito, o macho Trinca Ferro é muito territorialista, cantando alto para evitar que outros machos que se aproximem da sua parceira. Levando essa característica em consideração, é necessário montar a estrutura para criar esta espécie de pássaro, que deve ser espaçosa para que os animais não briguem entre si e acabem se machucando.

O ideal é construir viveiros, que podem ser feitos a partir de alvenaria ou madeira, mas as laterais devem ser preenchidas por telas com pequenas aberturas, o que permite que os pássaros mantenham contato com o ambiente externo, não fujam e ainda desfrutem de um espaço bem arejado. A estrutura não deve ter cantos retos como soleiras de janelas, pois elas acumulam poeira e prejudicam a saúde do animal.

3- Selecione as Espécies de Trinca Ferro

No Brasil, existem basicamente 8 espécies de Trinca Ferro, sendo que elas apresentam pouquíssimas diferenças, distinguindo-se apenas pelo fato de algumas espécies possuírem um canto mais forte do que a outra, característica que varia de acordo com as regiões que elas são criadas.

Para começar a sua criação de Trinca Ferro é necessário adquirir as matrizes, que nada mais são do que o macho e a fêmea, que serão responsáveis por reproduzir. Os pássaros devem ser comprados de viveiros que possuam autorização do IBAMA.

4- Alimente a Criação de Trinca Ferro

A alimentação é um processo essencial para a criação de qualquer animal. Neste caso, o Trinca Ferro se caracteriza por ter uma alimentação bastante diversificada, podendo comer sementes como, por exemplo, painços, alpiste, girassol, cártamo, aveia, sorgo, cânhamo e lentilha, além de frutas, legumes e rações peletizadas e extrusadas.

Para as criações em larga escala, recomenda-se que a alimentação dos pássaros seja feita através de ração extrusada e frutas, que oferecem todos os nutrientes para mantê-los saudáveis. Os alimentos devem ser dispostos nos comedouros de 2 a 3 vezes por dia, além de ser necessário trocar a água todos os dias para mantê-la limpa.

5- Reprodução de Trinca Ferro

Os pássaros da espécie Trinca Ferro se reproduzem espontaneamente no próprio cativeiro. Dentro do criadouro é recomendado criar espécies de ninhos, disponibilizando palhas finas para que as próprias fêmeas montem o seu local de acasalamento e para chocar os ovos, este é um dos principais sinais de que ela está pronta para a reprodução.

O processo de reprodução pode ocorrer em até 3 dias, mas geralmente a fêmea passa a rejeitar a cobertura do macho após 2 dias de acasalamento. Durante este período, nenhum fator externo deve interferir na relação dos dois. Os ovos devem ser mantidos nos ninhos, em segurança, até o nascimento dos novos pássaros.

6- Saúde do Trinca Ferro

Tomar cuidados com a saúde dos Trinca Ferro é fundamental para preservar toda a criação em perfeitas condições. Portanto, é recomendado contratar os serviços de um veterinário para acompanhar o desenvolvimento dos pássaros, que possa identificar e tratar possíveis doenças.

Além disso, como os animais são criados em grupo, pode acontecer que um se alimente mais do que o outro, fazendo com que este fique desnutrido. Ao identificar isso, o veterinário pode receitar vitaminas específicas.

Para ter uma criação de trinca ferro saudável e de sucesso é preciso estar sempre observando o comportamento dos pássaros, com isso conseguirá intervir antes que se desenvolvam problemas realmente sérios.

7- Higienize o Criadouro de Trinca Ferro

Higienizar o criadouro é uma das principais medidas para manter os Trinca Ferro saudáveis. Sendo assim, é necessário limpar os cativeiros diariamente, retirando todos os resíduos do chão e paredes. Os bebedouros e comedouros também devem ser limpos diariamente, evitando que os restos de alimentos fermentem e gerem bactérias que contaminam as refeições dos pássaros.

Cuidado para que outros animais não consigam ter acesso ao criadouro, principalmente predadores.

Está Pronto Para Começar a Sua Criação de Trinca Ferro?

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 01/06/2015

Ver perfil do usuário http://trincaparana.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum